A Origem e Evolução do Marketing
Atualizado: 3 de mai. de 2020
Prezados leitores,
Muitos amigos, alunos, empresários, clientes e curiosos sempre me questionam: Professor Caio Santangelo, Marketing é somente “Propaganda”?
O conceito moderno de marketing surgiu no pós-guerra, na década de 1950, quando ocorreu um maior avanço de industrialização mundial, que fez com que houvesse uma acirrada competição entre as empresas e maior disputa pelos mercados. O simples processo de produção e de vendas de produtos com qualidade, e de serviços, já não era suficiente para o alcance de receitas e lucros vislumbrados pelas empresas. O cliente passou a ter o poder de escolha, selecionando qual das alternativas disponíveis no mercado lhe proporcionaria a melhor relação entre custo e benefício. As organizações, reconhecendo que a decisão final sobre a compra dos produtos estaria nas mãos dos clientes, começaram a criar e desenvolver técnicas como pesquisa de mercado, comunicação das qualidades e benefícios dos produtos em veículos de massa, expansão e diversificação dos canais de distribuição, adequação de produtos e serviços de acordo com as necessidades e desejos dos clientes.
Muitas pessoas pensam em Marketing apenas como o processo de Vendas ou Propaganda. Tal fato se deve porque todos os dias ocorrem bombardeios de comerciais de televisão, anúncios de jornais e revistas, mala-direta, outdoors, e telemarketing-ativo e comunicação on-line. Alguém está sempre tentando vender alguma coisa. Na realidade a questão de Vendas e Propaganda, são apenas um pequeno pedaço deste complexo universo chamado Marketing. A Administração Mercadológica dentro de sua perspectiva focalizando-o como função empresarial integra o conjunto de funções desempenhadas na empresa, como Produção, Finanças, Logística, Recursos Humanos, Sistemas de Informação, Engenharia de Produtos, Pesquisa Tecnológica, entre outras. Desta forma a função de Marketing engloba a tomada de decisão, a gestão de recursos, a coordenação de processos e a avaliação de resultados, como qualquer outra função empresarial.
Na intenção de suprir as necessidades de clientes e das empresas, nasceu o Marketing. Em sua base fundamental encontramos o conceito de troca e esta área da administração diz respeito ao relacionamento comercial entre a empresa e o cliente. Traduzindo a palavra Marketing (Market + ing) significa algo como “ Mercado em Ação”. Mercadologia em essência é usar todas as ferramentas e recursos possíveis de uma empresa para satisfazer as necessidades e desejos de seus clientes. Para que aconteça um bom relacionamento entre empresa e cliente é necessário a presença de alguns fatores: dois elementos envolvidos, cada um dos membros possuírem algo que desperte interesse ao outro, possibilidade de comunicação e entrega, liberdade das duas partes para aceitar ou não uma proposta e que cada um se julgue apto para atender as necessidade e desejos do outro.
O marketing e suas ferramentas definirão as estratégias de uma empresa ao se posicionar no mercado. Por meio da Mercadologia, a empresa usará as ferramentas disponíveis para abordar, fazer parte da decisão e gerar fidelidade junto aos clientes. Espero ter elucidado algumas dúvidas sobre o Marketing. No próximo texto, irei falar sobre “Ambiente de Marketing”.
Fraterno abraço,
Caio Santangelo
santangelo@caiosantangelo.com
#marketing #administração #mercadologia #gestão #vendas #pesquisa #propaganda #publicidade