A Importância da Precificação de Produtos/Serviços para as Empresas



Prezados Amigos,


Neste artigo, irei falar um pouco sobre precificação. Tentarei por intermédio de um texto sintetizado, porém consistente, elucidar sobre este importante assunto que muitos gestores ainda desconhecem. Muitas decisões de compras são feitas com base nos preços dos produtos e serviços. A maioria dos consumidores possui desejos e necessidades ilimitadas, porém recursos limitados. A alocação destes recursos de forma eficiente otimizará a satisfação dos indivíduos de uma sociedade. O comprador, portanto, de modo geral, somente comprará algum produto ou serviço se o preço justificar o nível de satisfação que poderá derivar de sua compra.


O preço ajuda a dar valor às coisas e representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora por meio da alocação dos recursos, capital e mão-de-obra e manufatura dos produtos comercializados. A precificação para os mercadológicos são muito importantes, indispensável ferramenta mercadológica. Uma boa determinação de preços poderá levar uma empresa ao desenvolvimento e lucratividade, ao passo que uma má determinação poderá levar uma empresa  até mesmo a falência. O preço é um valor arbitrado para um bem ou um serviço. Qualquer transação de negócio envolve um valor monetário que é a precificação.


Desde que o homem abandonou as cavernas em busca de alimentos, ele precisou negociar para poder adquirir algo. O princípio das trocas estabelece um parâmetro que serve de base para a negociação. Modernamente, esse parâmetro é o preço. Existem vários objetivos que poderão ser perseguidos pela empresa no tocante a precificação.  Cabe ressaltar que deverão ser considerados inicialmente os objetivos mais gerais. 


A prática de preço pressupõe um objetivo, que pode ser remunerar o capital empregado em um negócio, bem como remunerar a força de trabalho e gerar lucro para os acionistas. Mas o preço pode ter um objetivo de marketing, como conquistar o mercado à base de preços atrativos em relação ao valor do produto ou aos preços praticados pela concorrência. O desempenho de uma empresa também pode ser avaliado pela precificação que ela consegue praticar, ou seja, empresas que possuem produtos de reputação podem eventualmente praticar preços mais elevados, ou, ainda, quando os objetivos de retorno sobre investimentos são de longo prazo, permitir a prática de preços mais baixos para conquistar o mercado ou obter vantagens competitivas, que retardem o crescimento da concorrência.


Um lucro que atenda às expectativas de vida pouco ambiciosas de acionistas de um negócio também pode proporcionar  precificações mais baixas. A maximização do lucro, no entanto, não deve esquecer a responsabilidade social e ambiental de um negócio perante a sua comunidade. Estratégias de determinação de preços mostram-se com clareza num composto mercadológico, a importância do preço  como ferramenta essencial para levar o desenvolvimento de uma empresa, seja ela de bens ou serviços.


Fraterno abraço,


Caio Santangelo

santangelo@caiosantangelo.com


#marketing#administração#mercadologia#gestão#vendas#pesquisa#propaganda#publicidade


Referências Bibliográficas

CHURCHILL, Gilberto A.; PETER, J. Paul.  Marketing Criando Valor para os Clientes 2ª Edição –  Editora Saraiva, 2018.

COBRA, Marcos. Marketing Competitivo – São Paulo:  Editora Atlas, 2015.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing Conceitos Exercícios Casos – São Paulo:  Editora Atlas,  2012.

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo