Supply Chain Management: Entenda o conceito do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Atualizado: 10 de mai. de 2020

Caros leitores,
Quando falamos em Marketing, satisfação de clientes, comportamento de compra, estratégias empresariais, logística entre outras áreas das empresas, não podemos deixar de salientar e entender o Supply Chain Management (SCM), em que tudo iniciou nas indústrias automobilísticas na época de Henry Ford, no qual as organizações buscavam e buscam o desafio do gerenciamento de cadeia de suprimentos, (FIGUEIREDO; FLEURY; WANKE, 2018).
Os autores Figueiredo; Fleury; Wanke, (2018, p.27) citam que o gerenciamento da cadeia de suprimentos é a gestão dos fluxos correlatos de informações e de produtos que vão do fornecedor ao cliente, tendo como contrapartida os fluxos financeiros. Em 1998 o Global Supply Chain Fórum, definiu em suas palavras definiu que “o gerenciamento de cadeia de suprimentos consiste na integração dos principais processos de negócio a partir do consumidor final para o fornecedor inicial de produtos, serviços e informações que adicionam valor” (FIGUEIREDO; FLEURY; WANKE, 2018, p.28).
Neste sentido, podemos considerar que SCM é uma rede de companhias autônomas, ou semiautônomas, que são efetivamente responsáveis pela obtenção, produção e liberação de um determinado produto ou serviço ao cliente final. No meio acadêmico acontece muito a confusão de conceitos com relação a definição de gerenciamento da cadeia de suprimentos e a logística, em virtude de qualquer arranjo operacional numa SCM estar ligado à logística. Pires (2017), em um conceito mais amplo, relata que a logística é a parte mais visível do gerenciamento da cadeia de suprimentos, o que não significa que seja a única, o gerenciamento da cadeia de suprimentos abrange um conjunto de processos que não necessariamente são processos logísticos.
São os clientes ou consumidores atualmente que determinam a demanda, ou seja, as empresas produzem aquilo que eles querem, com todas suas exigências e disponibilizam ou entregam em quantidades e em locais que eles exigem. O ciclo inverteu, começando pelo cliente ou consumidor, distribuidor ou intermediário, fabricante, fornecedor. É extremamente importante que os processos da cadeia logística se correlacionarem, pois desta forma, as organizações conseguem obter satisfatórias vantagens competitivas e consequentemente o aumento dos níveis de serviço perante o cliente e redução dos custos de estoques e armazenagens, principalmente por meio dos canais de distribuição.
Espero ter clarificado nesta breve síntese o conceito do Suplly Chain Management.
Fraterno abraço,
Caio Santangelo.
santangelo@caiosantangelo.com
#administração #marketing #gestão #logística #supllychainmanagement #suprimentos #abastecimento